Os Quatro estágios de desenvolvimento do cliente

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Há muito mais formas de atrair novos clientes para um produto ou negócio do que apenas produzir campanhas publicitárias cativantes ou criar um mecanismo de busca para o seu site. Se você quer que seu produto tenha sucesso, você tem que manter seu foco nos clientes em cada passo do caminho. Estes são os quatro estágios de desenvolvimento de cliente:



1)             Descoberta

A primeira fase do desenvolvimento do cliente é a descoberta. Nesta fase do desenvolvimento do cliente, seu objetivo é descobrir o máximo que puder sobre seus potenciais clientes, idealmente antes mesmo de começar a desenvolver um produto. Descobrir o que seus clientes querem, qual é a necessidade que seu produto pode atender; descobrir qual é o "problema" na vida de seus clientes que o seu produto pode resolver. Mesmo que você esteja “reinventando a roda”, trazendo um produto ou serviço já conhecido para um novo público, é importante descobrir o que seus clientes querem de modo que, quando você apresentar seu produto a eles, você estará oferecendo algo que eles vêm pedindo ao invés de tentar convencê-los a pagar por algo que eles não precisam. Pesquise o mercado para ver o que um preço competitivo seria para o seu produto. Realize estudos com grupos focais para ver como potenciais clientes respondem ao protótipo do produto. Se a resposta for muito negativa, talvez seja melhor descartar o produto e iniciar o processo a partir do zero novamente. Ainda que a resposta seja positiva, considere as críticas recebidas do seu grupo e use-as para modificar o produto de acordo com os desejos do seu público-alvo .


 

2)             Validação

A etapa de validação do cliente consiste em montar um roteiro de vendas preliminar com metas de curto e longo prazo, além de um lançamento de produto em pequena escala. Nesta fase, o objetivo é vender o produto a um pequeno, mas, de preferência, entusiasmado grupo de clientes conhecidos como " EarlyVangelists " (Earlyvangelists são aqueles consumidores dispostos a comprar o seu produto ainda no começo do desenvolvimento. Eles tem a visão do que o seu produto pode se tornar e acreditam em você e na sua empresa) . A ideia é fazer com que os EarlyVangelists sintam que eles são formadores de opinião e que é um privilégio para eles ter acesso ao produto antes de todo mundo. Outro aspecto da etapa de validação do cliente é para apresentar seu produto e modelo de negócios para analistas. No final desta fase, você deve levar em consideração a resposta dos EarlyVangelists e dos analistas. Com base nas respostas, você pode decidir abandonar a campanha ou para modificar o modelo de produto ou negócio baseado nas respostas que obtiver.



3)             Geração

 

Esta etapa consiste em fazer uma campanha publicitária para acompanhar o lançamento do produto em maior escala. No início da fase de geração de cliente , você deve escolher um tipo de mercado, de preferência com base nos resultados de uma análise mercadológica, e fazer um plano detalhado de seus objetivos para o próximo ano e como irá alcançá-los. Para um lançamento de produto e campanha publicitária deste tamanho, você provavelmente vai precisar contratar uma empresa para ajudar a promover o produto . No final da fase de geração de cliente , avalie o sucesso do lançamento do produto e modifique sua estratégia conforme necessário.



4)      Estrutoração

A última fase de desenvolvimento do cliente é a fase de estruturação. Nesta fase, você tenta expandir sua base de clientes para gerar expansão. Também é importante nesta fase desenvolver uma cultura de gestão centrada na missão da sua empresa. Você deve continuar a inovar, prestando atenção e respondendo às demandas dos clientes, sem deixar de sempre avaliar o seu progresso. Nesta fase, você também deve definir a “missão” de cada área da empresa e definir os papéis de todos os colaboradores em cada departamento para cada projeto.


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